Os astronautas do Discovery transferiram hoje cerca de duas toneladas de lixo da Estação Espacial Internacional (ISS) para o vaivém, durante os preparativos para o seu regresso à Terra, na quarta-feira.
Corpo do artigo
A agência espacial norte-americana (NASA) espera condições meteorológicas óptimas para a aterragem do Discovery, apesar de tempestade tropical Chantal, que assola as Caraíbas e a península mexicana de Iucatão.
O astronauta Patrick Forrester, que com o seu colega Daniel Barry realizou duas saídas ao espaço, na quinta-feira e sábado, para instalar vários equipamentos do exterior da ISS, activou o braço-robô do Discovery para poder transferir o módulo Leonardo para a nave.
O Leonardo foi carregado de desperdícios e de vários aparelhos desnecessários que foram utilizados pelos três astronautas que permaneceram na estação durante cinco meses e meio, e que regressarão à Terra no Discovery, deixando uma nova tripulação, de também três elementos.
Tratou-se da segunda vez que o módulo Leonardo, de fabrico italiano, transportou abastecimentos e equipamento para a ISS.
Na actual missão, foi carregado com 3178 quilogramas de alimentos, roupa e equipamentos vários para as diversas experiências.
Os astronautas do Discovery informaram a estação de controlo da NASA que observaram hoje a tempestade tropical Chantal e o monte Etna, a uma altitude de 400 quilómetros da Terra.