Dois astronautas saíram da Endeavour para o espaço a fim de arranjar os motores dos painéis solares que fornecem energia à Estação Espacial Internacional.
Corpo do artigo
Dois astronautas norte-americanos saíram da naveta espacial Endeavour - estacionada na Estação Espacial Internacional (EEI) - para o espaço a fim de melhorar o funcionamento dos dois motores que accionam os painéis solares da EEI, revelou a NASA.
Linda Godwin e Daniel Tani foram os dois astronautas que foram para o exterior, por volta das 17 e 53. Está previsto que a reparação dos painéis se prolongue por cerca de 4 horas.
A missão dos dois astronautas é instalar uma cobertura térmica nos motores situados na base de cada um dos painéis solares que fornecem energia à EEI.
Os engenheiros da NASA detectaram uma sobretensão no mecanismo dos pequenos motores que fazem girar os painéis solares (de 73 metros de comprimento). Esta tensão está a fazer com que os painéis trabalhem mais do que é necessário.
Esta é a única saída para o espaço que está prevista para a equipa da Endeavour que de deve regressar ao centro espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral (Florida), dia 16 de Dezembro.