A nave espacial Atlantis regressou à Terra sem problemas, após uma missão de 12 dias que permitiu o recomeço da construção da Estação Espacial Internacional após o acidente do Columbia em 2003. O próximo voo espacial da NASA deve acontecer em Dezembro.
A nave especial Atlantis regressou, esta quinta-feira, à Terra, depois de uma missão de 12 dias que serviu para a construção da Estação Espacial Internacional interrompida após o acidente do Columbia em 2003.
A aterragem no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Florida, ocorreu à hora prevista e sem problemas, após ter sido dada luz verde por parte da NASA para a entrada da nave espacial na órbita da Terra.
Durante esta missão, os seis tripulantes da Atlantis instalaram na estação espacial um sistema de energia solar avaliada em 372 milhões de dólares após três saídas fora da nave.
Serão ainda necessários mais 14 voos da Atlantis para se possa completar a construção da estação espacial antes de a nave espacial atingir o seu limite de vida em 2010.
A Atlantis deveria ter regressado à Florida na quarta-feira, mas a necessidade de mais inspecções ao escudo de calor da nave acabaram por adiar a aterragem para esta quinta-feira.
Em causa estavam alguns detritos que tinham sido descobertos na Atlantis, tendo os especialistas que confirmar se estes tinham ou não danificado a estrutura da nave.
Tinham sido defeitos no escudo de calor que passaram despercebidos aos especialistas da NASA que tinham causado a desintegração do Columbia a 1 de Fevereiro de 2003 e a morte dos seus sete tripulantes.
O próximo voo espacial da NASA está previsto para Dezembro, devendo desta feita ser usada a nave Discovery.