O filme «Atonement» foi o grande vencedor dos Globos de Ouro, num certame em que Johnny Depp, Daniel Day-Lewis, Cate Blanchett e Javier Bardem também foram galardoados. Esta edição acabou por ser reduzida a uma conferência de imprensa devido à greve dos argumentistas.
Corpo do artigo
O filme «Atonement», um drama sobre dois amantes durante a sua Segunda Guerra Mundial, foi o grande vencedor dos Globos de Ouro de 2008, uma edição que teve a particularidade de ser apresentada numa simples conferência de imprensa.
Esta película acabou por ser a grande vencedora de uma noite em que as "estrelas" de Hollywood estiveram ausentes desta cerimónia, que acabou por ser apresentada por jornalistas da NBC, por causa da greve dos argumentistas que se arrasta desde Novembro..
«Atonement» venceu as categorias de melhor filme dramático e de melhor banda sonora, ao passo que «Sweeney Todd» arrecadou os galardões de melhor filme musical e de melhor actor masculino de comédia ou musical, através de Johnny Depp.
A francesa Marion Cotillard venceu o prémio de melhor actriz em comédia ou musical com a sua interpretação de Edith Piaf em «La Môme», enquanto que Julie Christie («Away from Her») venceu na mesma categoria mas em filmes dramáticos.
Daniel Day-Lewis, no sétimo filme em que entrou desde os anos 80, levou para casa o galardão de melhor actor em filmes dramáticos, com a sua interpretação em «There Will be Blood».
Em actores secundários, a australiana Cate Blanchett arrecadou o prémio feminino pela sua interpretação em «I'm not there» sobre a vida de Bob Dylan, enquanto que o espanhol Javier Bardem foi recompensado pelo seu papel de assassino em «No Country for Old Men».
Referência ainda para «Ratatui», que venceu na categoria de animação, e para «Le scaphandre et le Papillon», uma co-produção franco-norte-americana que arrecadou o prémio de melhor filme estrangeiro.
A apresentação destes prémios, que durou pouco mais de meia-hora, foi marcada por várias piadas, entre as quais a jornalista Lara Spencer que lembrou que estes «Globos de Ouros eram diferentes do que os que estamos habituados».
O presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que organiza esta cerimónia todos os anos, prometeu que a próxima edição destes prémios seria bem diferente da deste ano.
«Fiquem descansados que para o próximo ano a atribuição dos Globos de Ouro regressará melhor que nunca. Boa noite e obrigado», concluiu Jorge Câmara.