O presidente da Câmara Municipal de Pombal contabilizou em cinco milhões de euros os prejuízos causados pelo mau tempo que se abateu na quarta-feira sobre a cidade. Narciso Mota diz por exemplo que há três pontes que necessitam de reparações ou de substituição total.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara Municipal de Pombal contabiliza em mais de cinco milhões de euros os prejuízos causados pelo mau tempo de terça para quarta-feira que afectou em particular os equipamentos públicos do concelho.
Em declarações à TSF, Narciso Mota recordou que a subida das águas provocou estragos no património do município em particular nas pontes, estando três destas, que estão interditas ao trânsito, a necessitar de substituição ou de recuperação total.
Segundo o autarca, há danos nas «infra-estruturas desportivas que perdemos, na ETAR que está inundada, nas piscinas municipais e nos campos de mini-golf», bem como nos «passeios e as zonas verdes».
Narciso Mota lembrou ainda que praticamente todo o concelho é atravessado pelo rio Arunca que transbordou das suas margens, bem como por mais duas ribeiras.
Em declarações à agência Lusa, o autarca do PSD disse que vai propor uma alteração ao Orçamento da câmara para dar prioridade às obras de recuperação das infra-estruturas que foram afectadas pelo mau tempo.
Narciso Mota lamentou ainda o facto de nenhum membro do Governo ter-se deslocado ao concelho para poder ver no local os estragos causados, algo que se o autarca afirmou que faria caso fosse governante.
Entretanto, o trânsito automóvel no centro de Pombal já foi restabelecido de forma condicionada logo pela manhã desta quinta-feira, ao mesmo tempo que decorriam os trabalhos de limpeza e reparação dos danos causados.
O leito do rio Arunca também desceu substancialmente, devendo a situação regularizar-se dentro de pouco tempo, caso não venham a haver grandes chuvadas nas próximas horas.
Os trabalhos de limpeza na cidade concentram-se em particular num centro comercial que viu três dos seus pisos de estacionamento, onde estão cerca de duas dezenas de automóveis, ficarem submergidos pela água.
Já aulas que estavam suspensas desde quarta-feira nas escolas de Pombal, devido à tromba de água que se abateu sobre a cidade, deverão voltar a funcionar já na sexta-feira.