A Autoridade da Concorrência (AdC) aprovou a compra de 40,79 por cento do capital da Galp Energia por parte da Petrocer à holding estatal Parpública, refere o site oficial da instituição.
A AdC decidiu não se opor à operação de concentração por a mesma não ser susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam resultar entraves significativos à concorrência efectiva nos mercados das vendas retalhistas de combustível, das vendas não retalhistas de combustível e do betume no território nacional.
A operação de concentração foi notificada em Outubro deste ano, depois de a Petrocer ter sido escolhida pela Parpública como novo parceiro estratégico da Galp.
A entrada da Petrocer na Galp deveria concretizar-se em Fevereiro do próximo ano, mas o processo encontra-se parado depois da Comissão Europeia ter chumbado a reorganização do sector energético português, inviabilizando a saída da Eni da Galp.
O Governo está agora a estudar a possibilidade, segundo afirmou o ministro Álvaro Barreto ao jornal Público, de a Eni vender os 33,34 por cento que detém na Galp à Parpública, de modo a permitir a entrada da Petrocer.