A Protecção Civil dos Açores está a seguir com atenção o movimento do furacão Gordon que deverá atingir os Açores na terça-feira à noite, mas já como tempestade tropical. A tempestade deverá provocar vento e chuva forte até quinta-feira.
Corpo do artigo
A Protecção Civil dos Açores está a seguir com atenção o trajecto do furacão Gordon, que deverá chegar ao arquipélago na terça-feira à noite sob a forma de tempestade tropical, que deverá chuva e ventos fortes.
Consoante a evolução desta tempestade, ao final da tarde serão divulgadas as medidas que serão tomadas relativamente a este fenómeno meteorológico que poderá provocar ventos na ordem dos 140km/h.
«É um valor um pouco mais acima em situações idênticas. Todavia, estamos a acompanhar com serenidade a situação e provavelmente a partir da tarde de hoje poderemos dizer mais alguma coisa sobre esta tempestade tropical», explicou o tenente-coronel António Cunha.
O meteorologista Diamantino Henriques espera que esta tempestade venha a provocar «ventos fortes com rajadas na ordem dos 130 km/h, chuva intensa e ondulação forte superior aos quatro metros», situação que deverá atingir todas as ilhas do arquipélago.
Este especialista adiantou ainda que na quinta-feira a situação meteorológica já deverá estar normalizada e explicou que as tempestade tropical não costumam atingir os Açores, passando sempre ao lado do arquipélago.