Uma falha de comunicações da Portugal Telecom (PT) provocou, durante várias horas, um «apagão» na internet. A avaria, comunicada pelo portal Lusomundo.net, foi reconhecida pela empresa quatro horas depois.
Corpo do artigo
Uma falha de comunicações da Portugal Telecom (PT) provocou um «apagão» localizado, durante várias horas, na internet.
Até há pouco tempo, não era possível entrar nesta página, assim como consultar o «Net118.telecom.pt», o «Negocios.pt» ou o «Telecom.pt», o site institucional do grupo Portugal Telecom.
Estes são apenas alguns exemplos, porque segundo técnicos da TSF Online, «deverão ter existido outras baixas no sistema».
A avaria, comunicada pelo portal Lusomundo.net - segundo o qual o problema começou cerca da 1:00 desta madrugada, tendo sido comunicada à PT pelas 10:45 -, localizou-se no router da Telepac (tigre.telepac.net).
De acordo com o Centro de Atendimento Empresarial da PT Prime, foi destacada, de imediato, uma equipa técnica que tentou resolver o problema.
Segundo Arlindo Costa, «tratou-se de uma avaria localizada». O responsável de Comunicação da Telepac afasta a ideia de «apagão», «uma vez que o portal Sapo esteve on-line».
Durante quatro horas - entre as 10:45, hora em que a avaria foi comunicada ao Centro de Atendimento Empresarial da PT Prime, e as 14:45, hora em que a empresa reconheceu a existência de um eventual problema - todo o sistema de internet ligado ao servidor em causa esteve off-line.
«Não houve falta de recursos humanos. Existem sempre equipas de técnicos. Empresas como esta não se compadecem com dias feriados, porque têm atendimento 24 horas por dia», argumentou Arlindo Costa.
Os técnicos da Portugal Telecom não quiseram prestar qualquer declaração oficial, remetendo este tipo de esclarecimentos para a «área técnica».