Um avião da béria chegou na tarde deste sábado a Bagdad, num primeiro voo espanhol directo para o Iraque desde 1990. O aparelho levou representantes de associações humanitárias e de empresas comerciais, assim como oito toneladas de material sanitário e educativo.
Corpo do artigo
Um avião da companhia aérea Ibéria chegou na tarde deste sábado a Bagdad, num primeiro voo espanhol directo para o Iraque desde 1990.
O aparelho, que pousou no aeroporto internacional Saddam às 16:50 (hora local), levou 150 pessoas. Entre elas representantes de associações humanitárias e de empresas comerciais, assim como oito toneladas de material sanitário e educativo.
A Espanha é o oitavo país europeu, depois da Rússia, França, Turquia, Ucrânia, Irlanda, Bulgária, Itália e Grécia a organizar um voo humanitário para o Iraque, desde a entrada em vigor do embargo imposto a este país pela invasão do Kuwait em 1990.
O voo foi organizado pela associação «Campanha espanhola para o levantamento das sanções contra o Iraque (CELSI)», que reúne dezenas de associações, empresas e Câmaras Municipais.
Dezenas de outros aviões aterraram em Bagdad desde a reabertura, a 17 de Agosto passado, do aeroporto internacional Saddam, apesar do embargo aéreo.