Os aviões fretados pela CIA, suspeitos de transportar muçulmanos, fizeram escala em França em pelo menos duas ocasiões, 2002 e 2005, revela esta sexta-feira o diário parisiense Le Fígaro.
Corpo do artigo
O primeiro voo identificado, a 31 de Março de 2002, realizou-se num bimotor Learjet, que descolou de Keflavik, na Islândia, com destino ao aeroporto de Brest-Guipavas, oeste de França, de onde partiu posteriormente para a Turquia.
A tripulação terá dito às autoridades aeroportuárias que estava sozinha a bordo, avança o jornal.
A 20 de Julho deste ano um outro avião (Gulfstream III) terá aterrado de forma ilegal no aeroporto de Paris-Le Bourget, proveniente de Oslo, revela o Fígaro.
Em Bourget, os aviões governamentais norte-americanos são normalmente acolhidos pela Aeroservice, indica o Fígaro.
O jornal considera «plausível» que o jacto em causa tenha sido recebido por uma empresa de assistência implantada numa zona mais discreta.
Mais de 300 aviões utilizados pela CIA aterraram na Europa, indicou quinta-feira o The Guardian.
Segundo o jornal britânico, que se baseou em dados das autoridades norte-americanas de avião civil (FAA) 96 voos foram registados para a Alemanha e 80 para a Grã-Bretanha.
Segundo o jornal, apenas um avião tinha aterrado em território francês. A Europa de Leste foi regularmente sobrevoada por aviões da CIA, 15 dos quais aterraram em Praga.