O Banco Alimentar Contra a Fome vai estar hoje e amanhã em oito cidades portuguesas para a segunda campanha anual de angariação de alimentos. Mais de 350 estabelecimentos comerciais recebem esta iniciativa.
Corpo do artigo
Pela segunda vez este ano, o Banco Alimentar Contra a Fome vai angariar alimentos. Hoje e amanhã cerca de 350 estabelecimentos comerciais de oito cidades recebem esta iniciativa.
Os voluntários do Banco Alimentar vão estar nas cidades de Abrantes, Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Aveiro, Ponta Delgada e, pela primeira vez, em Setúbal. Este último, um dos distritos com mais carências alimentares.
As campanhas de angariação de alimentos nos estabelecimentos comerciais começaram em 1992 e efectuam-se duas vezes por ano. Cada acção permite recolher cerca de 750 toneladas de alimentos. Entre Janeiro e Outubro, os bancos já distribuiram 8 500 toneladas de alimentos.
Para além das campanhas anuais, o Banco Alimentar recebe regularmente doações de particulares e empresas.
Isabel Jonet da organização, afirma que os novos incentivos fiscais são um factor impulsionador da solidariedade.
«As dádivas de alimentos fornecidos por empresas podem ser deduzidas até 140 por cento no IRC, enquanto que as dos particulares prevêem um abatimento de até 130 por cento no IRS», explicou.