O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, esta quinta-feira, manter a taxa de juro de referência nos quatro por cento, em linha com o esperado pelos analistas. Também o Banco de Inglaterra manteve o preço do dinheiros nos 5,5 por cento.
Corpo do artigo
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter a taxa de juro de referência nos 4,0 por cento, anunciou a instituição.
Esta decisão era esperada pelo mercado, numa altura em que os riscos de pressões inflacionistas estão a preocupar a instituição.
O preço do dinheiro encontra-se em máximos desde meados de 2001, depois de oito aumentos consecutivos desde Dezembro de 2005 e do último ter ocorrido em Junho.
banco de Inglaterra mantém taxa de juro
No mesmo dia, o Banco de Inglaterra (BoE) decidiu manter inalterada a sua principal taxa directora, fixada em 5,5 por cento.
Esta decisão era esperada pela maioria dos analistas após o corte de um quarto de pontos decidido em Dezembro para fazer face a um abrandamento da economia, num contexto de diminuição da liquidez nos mercados financeiros.
Os responsáveis da política monetária britânica deverão fazer uma pausa para avaliar os efeitos da redução das taxas de juro sobre a retoma da economia mas também sobre a inflação, quando a escalada dos preços do petróleo pressiona os preços.
Os preços no consumidor subiram 2,1 por cento em Novembro, acima pelo segundo mês consecutivo dos 2 por cento julgados toleráveis pelo Banco de Inglaterra.