O Millennium BCP apresentou um lucro de 15 milhões de euros, nas contas trimestrais divulgadas esta segunda-feira, tendo assumido perdas relativas à participação no BPI de 132,7 milhões de euros.
Corpo do artigo
O banco destaca que os resultados consolidados, antes de impostos e sem extraordinários, atingiram 134 milhões de euros, com uma queda de 21 por cento face ao trimestre homólogo de 2007, melhor que as previsões dos
analistas.
Os números das estimativas dos analistas apontavam para uma queda, em termos recorrentes, de cerca de 30 por cento.
Os resultados do primeiro trimestre de 2008 «foram influenciados desfavoravelmente pelos resultados em operações financeiras, traduzindo o comportamento dos mercados de capitais que determinaram o registo de imparidades em activos financeiros, e pelas dotações de imparidades para riscos de crédito», refere o BCP na comunicação dos resultados feita ao mercado.
O presidente da administração do banco, Carlos Santos Ferreira, destacou «a melhoria dos resultados líquidos consolidados recorrentes - excluindo designadamente as perdas por imparidade das acções do Banco BPI - face aos dois últimos trimestres de 2007».
Os resultados da actividade em Portugal, excluindo itens específicos, diminuíram 32 por cento face ao primeiro trimestre de 2007, embora subindo face ao quarto trimestre de 2007.
Os Resultados líquidos das operações internacionais registaram um crescimento de 32 por cento face ao quarto trimestre de 2007 e de 14 por cento face ao primeiro trimestre de 2007.