A «Beagle 2» continua sem responder às tentativas de contacto dos cientistas da Estação Espacial Europeia. A sonda espacial deveria ter chegado à superfície do «Planeta Vermelho» às 2:45 de quinta-feira, mas a aterragem ainda não foi confirmada.
A sonda espacial europeia «Beagle 2» falhou a segunda hipótese de contacto com o radiotelescópio de Jodrell Bank, perto de Manchester, na Grã-Bretanha, revelou hoje um responsável do projecto.
O último sinal da Sonda Espacial foi dado ao início da noite de quarta-feira, quando passou por trás do «Planeta Vermelho».
O contacto deveria ter sido restabelecido às 06:30, mas não foram enviados quaisquer sinais para o Centro Espacial de Darmstadt.
Entretanto, o radiotelescópio de Jodrell Bank deveria ter recebido um sinal que confirmava a aterragem do Beagle 2 em Marte, entre as 22:00 de quinta-feira e as 00:30 de sexta-feira, mas o contacto não foi estabelecido.
Neste momento os cientistas depositam todas as esperanças na próxima hipótese de contacto, que será com a «Marte Odisseia», às 18:45 de hoje.
A «Beagle 2» deveria ter chegado à superfície do «Planeta Vermelho» às 2:45 de quinta-feira.
Apesar de não haver sinais da Sonda Espacial Europeia, o responsável cientifico da missão «Mars Express» diz ter a certeza de que a «Beagle 2» está em Marte.