Em Itália, duas crianças trocadas à nascença vão agora ser reunidas aos seus verdadeiros pais. Mas antes, vão participar na corrida de São Silvestre, com as famílias que as educaram.
Corpo do artigo
Há dois anos atrás, na confusão do primeiro dia do ano, duas meninas, nascidas com hora e meia de intervalo, foram colocadas nos berços errados e saíram da maternidade com os pais trocados.
A situação passou-se numa maternidade siciliana, mas o erro só foi desvendado no passado mês de Outubro. Feitos os testes, para confirmar as dúvidas dos casais, a decisão foi tomada e as duas crianças vão ser devolvidas aos pais biológicos. Mas antes, as duas meninas vão participar na corrida de São Silvestre, em Itália, em jeito de despedida das famílias que as educaram.
O processo é único no mundo, uma vez que a troca, apesar de dolorosa para pais e filhas, está a ser feita de comum acordo pelas famílias. Um psicólogo tem acompanhado a situação e preparado as duas crianças para a mudança que se avizinha.
As duas famílias, ambas de classe média, vivem na cidade de Mazara del Vallo, na Sicília, são quase vizinhas e as duas meninas frequentam a mesma escola. A partir do momento em que se tornou conhecida a situação, as duas famílias mantêm um contacto mais próximo. Situações que se espera que ajudem as duas crianças a enfrentar a nova fase das suas vidas.