O Benfica somou, este domingo, o quarto empate consecutivo em casa para a Liga portuguesa de futebol, ao ceder uma surpreendente igualdade 2-2 frente à "lanterna vermelha" União de Leiria, na 22ª jornada da prova.
Corpo do artigo
O dia era da mulher para o clube "encarnado" e nas bancadas da Luz viram-se muitas adeptas, mas os jogadores da casa não quiseram associar-se à festa, realizando um jogo descolorido e sofrido, exibindo falta de ligação entre
os sectores e grande falta de articulação na defesa.
Mesmo que praticamente condenada à despromoção -- apenas nove pontos somados -, a União de Leiria apresentou-se na Luz com uma equipa coesa e forte espírito de entreajuda, apostando tudo na maturidade de Harison.
Os leirienses provocaram mesmo a primeira situação de perigo, por intermédio de Harison, sozinho frente a Quim, mas o guarda-redes do Benfica fez uma defesa corajosa, e Sougou voltou a incomodar o último reduto "encarnado", acabando por falhar o remate, quando estava em boa posição para marcar, aos 20.
O Benfica apenas conseguiu reagir aos 27 minutos, quando Rodriguez atirou à barra da baliza de Fernando, e o uruguaio voltou a causar perigo aos 36, não conseguindo a emenda vitoriosa a passe de Rui Costa.
Apesar da reacção da equipa da casa, a União de Leiria dava mostras de maior acutilância e chegou mesmo à vantagem, aos 43 minutos, num lance de puro contra-ataque, com a bola a ser trocada rapidamente entre Harison, N'Gal e Paulo César, para o último atirar a contar.
No segundo tempo, o Benfica procurou a vitória e a mestria de Rui Costa fez-se notar com o cruzamento que deu golo, aos 51: Nuno Gomes, de regresso a titularidade após ausência de um mês, chocou com Fernando, com a bola a sobrar para Zoro rematar de cabeça para o empate.
Cinco minutos depois, na marcação "matreira" de um livre em posição frontal, o paraguaio Cardozo meteu a bola na "gaveta", virando o resultado e devolvendo a esperança na Luz.
Na resposta, foi a vez da União de Leiria atirar a trave, aos 61 minutos, por intermédio de N'Gal, um lance que serviu para demonstrar que a equipa orientada por Vítor Oliveira ainda não se tinha dado por vencida.
E a prova foi o golo do empate, marcado por N'Gal aos 69 minutos, com Harison a fazer um passe decisivo, quase a meio campo, que deixou o avançado em boa posição para correr para a baliza e aproveitar um choque de Quim como Zoro para ficar sem oposição para atirar para o 2-2.
Sob a arbitragem de Vasco Santos, do Porto, as equipas alinharam do seguinte modo no Estádio da Luz:
Benfica
Benfica: Quim, Luis Filipe, Zoro (Sepsi, 78), Edcarlos, Leo, Binya, Di Maria (Nuno Assis, 79), Rui Costa, Cristian Rodriguez, Nuno Gomes (Mantorras, 79) e Cardozo.
Suplentes: Butt, Mantorras, Assis, Sepsi, André Carvalhas, David Simão e Abdoulaye.
União de Leiria
União de Leiria: Fernando, Éder, Bruno Miguel, Hugo Costa, Patrick, Tiago (Lukasiwicz, 82), Sougou (Tonito, 83), Harison, Arvid, Paulo César (Faria, 91) e N'Gal.
Suplentes: Rafael, Lukasiewicz, Cadu, Faria, Tonito, Dani e Nelson.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: cartão amarelo para Éder (09), Sougou (82), Nuno Assis (83).