O Benfica perdeu por 3 bolas a zero o jogo contra o Anderlecht para a Liga dos Campeões. Com esta derrota, o Benfica diz adeus à Liga dos Campeões e passa para a Taça UEFA.
Corpo do artigo
O Benfica foi hoje remetido para a Taça UEFA, ao perder por 3-0, com o Anderlecht, o jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, disputado no Estádio Constant vanden Stock, em Bruxelas.
O Anderlecht, que há duas semanas tinha perdido por 1-0 no Estádio da Luz, foram mais eficazes que os «encarnados» que poderiam muito bem ter aberto o activo, quando Simão não conseguiu servir Carlitos, que estava em excelente posição.
A equipa belga, que tem razões de queixa do árbitro, que não assinalou uma falta clara de Luisão sobre Mbo Mpenza, logo aos oito minutos, viu o Benfica ameaçar por Carlitos e Miguel, mas sem chegar ao tão almejado golo.
Contra a corrente da partida, o Anderlecht chegou ao golo, por Aruna, aos 33 minutos, numa lance em que o jogador da equipa belga se antecipou a Argel e cabeçou com sucesso para a baliza de Quim.
Petit, com um tiro de longe, e Miguel voltaram a não conseguir marcar, com o Benfica a ir para intervalo com a eliminatória empatada.
No segundo tempo, os «encarnados» transfiguaram-se para pior e aos 59 minutos, viram a sua situação complicar-se, quando Aruna bisou. O rápido atleta do Anderlecht ultrapassou a oposição de Miguel e rematou sem hipóteses para Quim.
Aos, 71 minutos, veio a resposta do Benfica, com Geovanni, que pouco antes tinha rendido o jovem Carlitos, a alvejar a baliza de Zitka, que praticamente não teve de fazer nenhuma defesa no segundo tempo.
Três minutos volvidos, ficou assente em definitivo a eliminação do Benfica. Argel substituiu Quim na baliza, sendo naturalmente expulso. Jestrovic marcou a grande penalidade respectiva, estabelecendo o resultado final de 3-0 para os anfitriões.
Com menos um elemento, o Benfica lutou para tentar sair de Bruxelas com pelos menos um golo marcado, mas foi o Anderlecht, sempre por Aruna, a estar mais perto do 4-1.
Com esta vitória, o Anderlecht qualificou-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Quanto ao Benfica, passa a disputar a Taça UEFA.
O sorteio de constituição dos grupos da Liga dos Campeões, no qual participa o campeão nacional e europeu FC Porto, está agendado para quinta-feira, pelas 15:00 de Lisboa no Mónaco, ao passo que o da primeira eliminatória da Taça UEFA realiza-se sexta-feira, pelas 12:00 de Lisboa, também no Mónaco.
Sob a arbitragem de Stefano Farina, de Itália, as equipas alinharam da seguinte forma:
Anderlecht:
Anderlecht: Zitka, Zewlakow, Traore, Kompany, Deschacht, Hasi, Baseggio, Wilhelmsson, Mbo Mpenza (Vanden Borre, 90'), Jestrovic (Iachtchouk, 80') e Arouna (Seol, 90').
Suplentes: Peersman, Lovre, Seol, Zetterberg, Iachtchouk, Ngalula e Vanden Borre.
Benfica:
Benfica: Quim, Miguel, Argel, Luisão, Dos Santos, Paulo Almeida (Ricardo Rocha, 77'), Petit, Carlitos (Geovanni, 60'), Manuel Fernandes (Zahovic, 66'), Simão e Sokota.
Suplentes: Yannick, Fyssas, Ricardo Rocha, Amoreirinha, Zahovic, Geovanni e Karadas.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Cartão vermelho
Acção disciplinar: cartão amarelo para Kompany (23'), Carlitos (33'), Paulo Almeida (43') e Jestrovic (63'). Cartão vermelho directo para Argel (72').