O Benfica empatou a um golo com o Gil Vicente, esta noite, no novo Estádio Cidade de Barcelos. As «águias» andaram mais de 90 minutos à procura do golo. Só nos últimos segundos Simão Sabrosa conseguiu empatar e receber a prenda possível no seu dia de aniversário.
Corpo do artigo
O Benfica pode esta noite voltar a queixar-se da arbitragem. É o quarto jogo seguido para o campeonato que sofre com os erros dos juízes. Neste jogo terão ficado mais duas ou três grandes penalidades por marcar. Mas, sobretudo, os encarnados podem queixar-se de si próprios.
O Gil Vicente entrou melhor no jogo mas sem criar perigo para o Benfica. Apenas um remate de longe testou os reflexos de Moreira. No entanto, a partir dos 20 minutos, as «águias» construíram o seu melhor período neste desafio criando várias oportunidades de golo.
Como quem não marca sofre... Aos 40 minutos, dois antigos jogadores da equipa de Lisboa elaboraram o golo gilista. Jorge Ribeiro centrou rasteiro para Nandinho encostar perante a passividade da defesa adversária.
Na segunda parte, quase só deu Benfica mas nem sempre da melhor maneira. Por vezes, o seu futebol foi bastante confuso. Muita posse de bola e algumas oportunidades de golo feito que, o melhor jogador em campo, Paulo Jorge evitou.
Considerando o guarda-redes do Gil Vicente a melhor unidade do desafio, está praticamente tudo dito. Paulo Jorge só deixou entrar a única bola impossível de defender: um livre directo de Simão já nos últimos segundos da partida. Simão Sabrosa, que hoje fez hoje 25 anos, resolveu dar ele a prenda. A si próprio e ao Benfica.
Com este empate fica tudo igual na liderança. As «águias» não aproveitaram o empate do Porto na Madeira e voltam para o 1º lugar isolado com mais um ponto que a equipa azul e branca. O Sporting foi o principal beneficiado que ganhou dois pontos aos líderes e juntando-se ao grupo perseguidor das equipas que estão em 3º lugar.
Sob a arbitragem de Duarte Gomes (Lisboa), no novo estádio Cidade de Barcelos, com 12 mil pessoas a assistirem, as equipas alinharam da seguinte forma:
Gil Vicente
Gil Vicente: Paulo Jorge; Nandinho, Sidrailson, Rovérsio e Nuno Amaro; Braima, Gregory, Luís Coentrão (Marcos António, 51) e Jorge Ribeiro; Rui Baião (Bruno Tiago, 74) e Júlio César.
Suplentes: Adriano, Bruno Tiago, Paulo Alves, Paulo Costa, Fábio Januário, Marcos António e Casquilha.
Benfica
Benfica: Amoreirinha (Geovanni, 59), Luisão, Ricardo Rocha e Fyssas; Paulo Almeida, Manuel Fernandes e Zahovic (Karadas, 46); João Pereira, Nuno Gomes (Sokota, 70) e Simão.
Suplentes: Quim, Argel, Bruno Aguiar, Geovanni, Dos Santos, Karadas e Sokota.
Acção disciplinar:
Cartão amarelo para Luis Coentrão (20'), Simão (47'), Ricardo Rocha (60'), Nuno Gomes (60'), Jorge Ribeiro (62'), Braima (66'), Nuno Amaro (71'), Marcos António (87'), Bruno Tiago (89') e Paulo Almeida (93').
Duplo amarelo para Fyssas (75' e 86')
Golos de Nandinho (40') e Simão Sabrosa (95')