O Benfica perdeu uma excente oportunidade de se isolar no comando da Superliga. Empatou esta noite, em casa, com o Rio Ave a 3 golos. Foi feliz na forma como chegou à vantagem mas perdeu o Norte na 2ª parte e Rio Ave alcançou um empate mais do que justo.
Corpo do artigo
Jogos assim dá gosto vê-los. Bem disputados e com incerteza no marcador até ao apito final. Foram melhores as «águias» que, com eficácia e atitude, chegaram à vantagem cedo e ainda souberam ampliá-la. Mas isso foi no primeiro tempo.
Ou seja, o Benfica voltou a mostrar neste jogo as suas virtudes e as suas fragilidades. É capaz do melhor e do pior. Esta noite, marcou 3 golos praticamente nas primeiras 3 vezes que rematou à baliza. Simão fez mais uma grande exibição com 2 golos (um deles em fora de jogo) que o leva ao topo dos melhores marcadores (onde estão Liedson e Antchouet) com 8 golos.
Manuel Fernandes é outro dos destaques do desafio mas ele e Petit não dão para tudo. Pois, na segunda parte, a equipa de Trapattoni foi caíndo... Fez lembrar males antigos, como o já célebre empate a 3 golos com o Belenenses, quando se deu início àquilo que se convencionou chamar «tremideira». Mérito do Rio Ave que soube encostar o Benfica durante grande parte deste segundo tempo.
Os encarnados continuam à procura de «estofo». Pois, quem quer ser campeão não se pode «dar ao luxo» de desperdiçar uma vantagem de dois golos nem, muito menos, desaproveitar uma jornada em que os outros candidatos perdem pontos.
Assim ninguém se fica a rir e a Superliga sobe de emoção. Habitualmente, à 11ª Jornada já um (sobretudo o FC Porto) ou os três grandes seguem isolados na frente com vários pontos de vantagem. Agora é o que se vê: Porto e Benfica estão na frente mas só têm dois pontos de vantagem sobre Setúbal e Boavista. E logo a seguir vêm Braga e Marítimo. O Sporting desceu para 7º lugar e está a 5 pontos dos líderes mas, pelo andar da carruagem, não parece ser uma diferença significativa.
Na próxima jornada, o topo da tabela pode ainda ficar mais ao rubro. Enquanto o Sporting recebe o Moreirense («lanterna vermelha» que não ganha há 8 jogos), o Benfica vai ao campo do difícil Leiria e o FC Porto vai ao surpreendente Setúbal. É para esperar com ansiedade... não esuqecendo a jornada europeia a meio da semana.
Sob a arbitragem de Nuno Almeida (Algarve), no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, com cerca de 20 mil espectadores nas bancadas, as equipas alinharam da seguinte forma:
BENFICA
BENFICA: Moreira; Miguel, Luisão, Argel e Dos Santos; Petit, Manuel Fernandes, Geovanni e Simão; Karadas (Bruno Aguiar, 65') e Sokota.
Suplentes não utilizados: Quim, Paulo Almeida, Zahovic, Fyssas, Ricardo Rocha e João Pereira.
RIO AVE
RIO AVE: Mora; Niquinha, Franco (Bruno Mendes, 71'), Idalécio e Miguelito; Delson, Mozer, Ricardo Nascimento e Evandro (Gama, 46'); Jacques e Gaúcho (Paulo César, 34').
Suplentes não utilizados: Candeias, José Gomes, Sulo e Junas.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: Delson (9'), Mozer (29'), Azar Karadas (36') e Geovanni 75').
Golos
Golos: Simão Sabrosa (3' e 22'), Franco (25'), Tomo Sokota (30'), Paulo César (60') e Jacques (81').