O Benfica está apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, após ter vencido por 2-1 os ingleses do Manchester United que seguem para casa ficando pela segunda vez na sua história na fase de grupos.
Corpo do artigo
O Benfica, com uma equipa debilitada por várias lesões, conquistou hoje de forma épica a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões em futebol, ao vencer por 2-1 o Manchester United, afastando os ingleses das provas europeias.
O jogo do Estádio da Luz, da sexta e última jornada do Grupo D, esteve à altura dos duelos do passado entre o "colosso" britânico e o campeão português, que entrou a perder com o golo marcado aos 06 minutos por Scholes, mas virou o resultado com tentos de Geovanni (16) e Beto (34).
Desfalcado dos influentes Simão, Miccoli, Manuel Fernandes e Karagounis, além de Moreira, lesionado de longa data, o Benfica resistiu à intensa pressão visitante durante a segunda parte devido ao acerto da reforçada defesa, que apenas falhou no golo madrugador de Scholes.
O poderoso ataque do Manchester United não viveu à altura do estatuto e o irreconhecível avançado português Cristiano Ronaldo foi imagem do conjunto britânico, que voltou a "cair" na principal prova europeia de clubes ante uma equipa lusa, dois anos após ter sido afastado pelo FC Porto, na caminhada dos portuenses rumo ao título.
O United, apontado como o principal favorito da "poule", terminou na quarta e última posição, com os mesmos pontos, mas atrás do Lille, que foi relegado para a Taça UEFA, apesar da derrota (1-0) sofrida hoje no terreno do Villarreal, vencedor destacado do agrupamento.
O Benfica, que ascendeu à segunda posição e defronta nos "oitavos" um dos vencedores dos restantes sete grupos, desforrou-se com "juros" do desaire sofrido em Manchester, pelo mesmo resultado, apesar de nunca ter tomado as "rédeas" do encontro.
No estádio do Benfica, sob arbitragem de Kyros Vassaras (Grécia) as equipas alinharam da seguinte maneira:
Benfica:
Benfica: Quim, Nelson, Alcides, Anderson, Luisão, Leo (Ricardo Rocha, 90), Petit, Beto, Nuno Assis (João Pereira, 73), Geovanni (Mantorras, 81) e Nuno Gomes.
Suplentes: Rui Nereu, Ricardo Rocha, Dos Santos, João Pereira, Hélio Roque, Bruno Aguiar e Mantorras.
Manchester United:
Manchester United: Van Der Sar, Gary Neville, Rio Ferdinand, Silvestre, O'Shea (Richardson, 85), Alan Smith, Scholes, Giggs (Saha, 61), Ronaldo (Park, 67), Rooney e Van Nistelrooy.
Suplentes: Howard, Brown, Fletcher, Richardson, Bardsley, Park e Saha.
Acção disciplinar:
Acção disciplinar: cartão amarelo para Beto (18), Ronaldo (23), Geovanni (44), Petit (65), Gary Neville (86) e Rio Ferdinand (93).