O Benfica perdeu pontos pela primeira vez neste campeonato mas continua na liderança. Este domingo, no estádio da Luz, frente ao Sporting de Braga, não foi além do 0-0. Apesar de dominar o jogo, os «encarnados» só a espaços deram velocidade à partida frente a uns «arsenalistas» sempre à espreita do contra-ataque.
Corpo do artigo
O Benfica dominou toda a primeira parte do jogo com boas iniciativas do incansável Manuel Fernandes e do explosivo Miguel. O Braga apenas respondeu com dois pontapés, aos 3 e aos 45 minutos, apostando claramente no contra-ataque.
As «águias» raramente aceleraram na partida, apesar da grande percentagem de posse de bola (mais de 60 por cento). A equipa de Trapattoni vai ter que fazer muito mais. Para já, mantém o 1º lugar na Superliga mas não conseguiu fazer o mesmo arranque de Jesualdo Ferreira há dois anos (quatro vitórias consecutivas).
Jesualdo esteve do outro lado e, apesar do prometido, só na 2ª parte conseguiu que a equipa bracarense atacasse. Entrou bem na etapa complementar mas voltou a dar a iniciativa ao adversário que não a soube usar.
O público correspondeu ao pedido e nunca se cansou de apoiar o Benfica. Mais do que a equipa eram os adeptos que mereciam uma vitória ou Petit que ontem fez 28 anos e foi um dos melhores em campo. Do lado do Braga foi Jaime quem tentou remar contra a maré que o central Nem ajudou a combater.
O treinador italiano do Benfica, em declarações à TVI, resumiu bem no final aquilo que foi a partida: «Faltou fazermos um golo. Tivemos duas ou três oportunidades, mas, nestes jogos, há também sempre o perigo de perder num contra-ataque».
Sob a arbitragem de João Ferreira, de Setúbal, as equipas alinharam da seguinte forma:
Benfica:
Benfica: Moreira; Miguel, Luisão, Ricardo Rocha e Fyssas; João Pereira (Geovanni, 73'), Petit, Manuel Fernandes e Simão; Nuno Gomes (Karadas, 55') e Sokota.
Suplentes: Quim, Argel, Dos Santos, Paulo Almeida, Zahovic, Geovanni e Karadas.
Sp. Braga:
Sp. Braga: Paulo Santos; Abel, Nunes, Nem e Jorge Luiz; Vandinho, Luís Loureiro (Kenedy, 46'), Jaime jr. e Cândido Costa (Paulo Sérgio, 61'); João Tomás e Cesinha.
Suplentes: Marco, Paulo Jorge, Paulo Sérgio, Kenedy, Wender, João Alves e Cicero.
Acção disciplinar: Cartão amarelo
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Vandinho (22'), João Tomás (43'), Abel (52') e Ricardo Rocha (78')