O Benfica manteve, este domingo, a média de golos marcados nos últimos cinco encontros da Liga portuguesa de futebol, ao bater o Beira-Mar por 3-0, no Estádio da Luz, em jogo da nona jornada.
Corpo do artigo
Katsouranis, Petit e um autogolo de Ricardo, todos na segunda parte, fizeram respeitar a média ofensiva (3,25 golos) que as águias traziam das últimas partidas e o Benfica fica provisoriamente a três pontos do líder FC Porto e a um do Sporting, embora as três equipas tenham menos um jogo, enquanto o Beira-Mar continua antepenúltimo.
Fernando Santos, substituiu o lesionado lateral esquerdo brasileiro Léo por Miguelito, mantendo o mesmo sistema em 4-4-2 com que os "encarnados" bateram o Celtic Glasgow (3-0), há quatro dias, na quarta ronda da Liga dos Campeões.
Augusto Inácio, sem os "tocados" Vasco Matos e o maliano Diakité, apostou no médio André Leão e no extremo Camora, em 4-3-3, para tentar repetir o resultado positivo da recepção ao Sporting (3-3), na ronda anterior, mas os aveirenses ficavam-se quase sempre pelo seu meio-campo.
Até aos 25 minutos, o Benfica dominou o encontro, com esmagadora e segura posse de bola e um punhado de remates perigosos de Simão, Nuno Assis e Nuno Gomes, mas depois o Beira-Mar foi aparecendo na área contrária em rápidos contra-ataques e Petit protagonizou um "corte" providencial, impedindo Rui Lima de inaugurar o marcador.
Aos 35 minutos, Nuno Gomes respondeu com a nuca a um "raide" de Simão pela esquerda, quase surpreendendo o guarda-redes brasileiro Alê, seguindo-se mais três «tiros» muito perigosos do italiano Miccoli.
Antes de ordenar o intervalo, o árbitro portuense Jorge Sousa perdoou um segundo cartão amarelo e consequente expulsão a Torrão, por entrada brutal sobre Miguelito e o mesmo jogador "auri-negro" defendeu-se com a mão, na sua grande área, num livre frontal de Simão, poucos minutos depois.
Já nos descontos da primeira parte, o brasileiro Ratinho conduziu um ataque rápido pela esquerda e assistiu ao meio o veloz lateral esquerdo Tininho, mas o remate saiu ao lado.
Na segunda parte, o Benfica materializou a sua superioridade, aos 52 e aos 55 minutos, semeando o desnorte na equipa visitante, que nunca mais se encontrou, sobretudo nas linhas defensivas.
Primeiro, num lançamento de linha lateral de Simão, Nelson surgiu em velocidade, foi à linha deixar um adversário no relvado e cruzou para o "mergulho" de cabeça do desmarcado grego Katsouranis.
Depois, Petit e Miccoli combinaram à entrada da área aveirense e o médio português viu-se em posição privilegiada, rematando rasteiro e cruzado para o 2-0.
O Beira-Mar só obrigou Quim a aplicar-se num livre cobrado por Emerson, aos 67 minutos, e o jogo ficou definitivamente resolvido aos 73 minutos, quando Buba, herói de três golos há uma semana, foi expulso por acumulação de amarelos, após pontapear a bola com o jogo interrompido.
Aos 75 minutos, Luisão, num lance de insistência, ganhou a bola na grande área contrária e cruzou para o segundo poste onde, além de Nuno Gomes e Miccoli, surgiu Ricardo a marcar o 3-0 na própria baliza.
Os aveirenses ainda só tinham ganho na "Nova Catedral", inaugurando o recinto benfiquista em jogos oficiais com um triunfo inédito em 81 anos, por 2-1, na 10ª ronda do campeonato de 2003/04 e tinham repetido o feito na época seguinte (2-0), antes de serem despromovidos à Liga de Honra.
Jogos no Estádio da Luz, em Lisboa.
Benfica - Beira-Mar, 3-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Katsouranis, 52 minutos.
2-0, Petit, 55.
3-0, Ricardo, 75 (pb).
Equipas:
- Benfica: Quim, Nelson, Luisão, Ricardo Rocha, Miguelito, Nuno Assis, Petit (Karagounis, 59), Katsouranis (Karyaka, 78), Simão (Mantorras, 85), Nuno Gomes e Miccoli.
(suplentes: Moretto, Paulo Jorge, Anderson, Karyaka, Alcides,
Mantorras, Karagounis).
- Beira-Mar: Alê, Ricardo, Marco, Buba, Tininho, Torrão (Emerson, 56), Camora (Wegno, 56), Ratinho (Jardel, 72), André Leão, Rui Lima e Jorge Leitão.
(suplentes: Danrlei, Artur, Emerson, Wegno, Jorge Silva, Jorge
Vidigal, Jardel).
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Torrão (17), Buba (33 e
73), Marco (58), Nuno Gomes (63), André Leão (71).
Assistência: 37.065 espectadores.