O empresário Joe Berardo acredita que Carlos Santos Ferreira será uma boa escolha para a liderança do BCP. O até agora líder da Caixa Geral de Depósitos deverá levar consigo Armando Vara e Vítor Fernandes, dois até agora administradores da CGD.
Corpo do artigo
O empresário Joe Berardo acredita que Carlos Santos Ferreira, que já terá apresentado a demissão do cargo de presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), será uma boa escolha para a liderança do BCP.
«É um homem que tem experiência de lidar com instituições de tamanho grande. Tem experiência de diversos negócios, portando acho que é o nome ideal», afirmou este accionista de referência do BCP.
Embora admita que possa haver listas concorrentes à liderança do maior banco privado português, Berardo disse, contudo, que será difícil que alguém apresente uma lista com «maior suporte» do que a de Santos Ferreira.
Este empresário, que disse desconhecer da existência de outras listas concorrentes à de Santos Ferreira, mostrou-se ainda confiante na possibilidade de os investidores estrangeiros do banco também votarem a favor do até agora líder da CGD.
«Acho que eles vão votar favoravelmente tanto o grupo da Espanha como os holandeses», concluiu Joe Berardo, numa referência ao grupo Sabadell e à Eureko.
Segundo os jornais Público e o Diário Económico, Carlos Santos Ferreira deverá levar consigo para o BCP dois até agora administradores da CGD: o ex-ministro Armando Vara, bem como Vítor Fernandes.
Outros jornais dão ainda como certa a inclusão de Paulo Macedo, ex-director-geral de Impostos, como outro dos sete nomes que Santos Ferreira apresentará na sexta-feira como integrantes da sua administração do BCP.
Tal como Paulo Macedo, que integrava a lista de administradores que deveria ser apresentada por Filipe Pinhal, Santos Ferreira deverá também recuperar o nome de José Guilherme, um dos eleitos do nome que deveria suceder a Paulo Teixeira Pinto.
O Jornal de Negócios avança ainda que Luís Pereira Coutinho ou João Lopes Raimundo poderão entre as escolhas de Santos Ferreira, quadros do BCP que chegaram a ser hipóteses de Paulo Teixeira Pinto para resolver a crise no banco que começou no Verão.
O Diário Económico diz ainda que a lista a apresentar por Santos Ferreira garantirá o apoio de 40 por cento do capital do banco, entre os quais deverão estar a EDP, a Sonangol, a Caixa Geral de Depósitos, a Teixeira Duarte, Manuel Fino, Moniz da Maia e João Rendeiro, para além de Fernando Ulrich e Joe Berardo.