O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi anunciou hoje que o seu governo intervirá no salvamento do gigante agro-alimentar Parmalat, à beira da falência após a descoberta de um buraco financeiro de cerca de quatro mil milhões de euros.
Corpo do artigo
Berlusconi, no decorrer da sua tradicional conferência de imprensa do final do ano, declarou que «o governo intervirá sobretudo para salvar a empresa e a sua parte industrial, para salvar o emprego e distinguir a finança da ferramenta industrial».
Precisou que o seu ministro da Economia e das Finanças, Giulio Tremonti, apresentará medidas no próximo conselho de ministros, na terça-feira.
«A situação é muito grave», reconheceu, lembrando que este caso surge alguns meses depois da estrondosa falência do grupo Cirio e após as perdas sofridas por centenas de milhares de italianos que tinham investido dos bons do Tesouro argentino.
«Os sistemas de controlo não parecem funcionar e o governo intervirá para restabelecer a confiança e a reputação do país», paralelamente «ao apuramento de eventuais responsabilidades», acrescentou considerando que estes casos afectavam a credibilidade económica da Itália.