Em conjunto com o Ministério da Cultura, a Biblioteca Nacional vai festejar os 150 anos do nascimento do selo português. A data é assinalada com a exposição «Em Torno do Selo Portal Português».
Corpo do artigo
A exposição vai estar patente na Biblioteca Nacional, é comissariada pelo historiador João José Alves Dias, presidente da Direcção do Grupo de Amigos do Museu das Comunicações e vai ser inaugurada, esta quarta-feira às 18:00.
Nesta mostra vai estar também a reimpressão dos quatro primeiros selos postais portugueses com o busto em perfil da rainha D. Maria II, num cunho aberto por Francisco de Borja Freire.
Em Portugal, os primeiros selos começaram a ser vendidos a 01 de Julho de 1853, o que fez com que passasse a ser o 45º Estado com uma reforma postal semelhante àquela adoptada pela Grã-Bretanha, que introduziu os primeiros selos a 06 de Maio de 1840.
A exposição conta ainda com uma bibliografia produzida em torno do selo e das colecções inspiradas pelo mesmo, como é o caso do primeiro periódico português relacionado com este tema, «O Philatelista».
João Alves Dias explicou que a dimensão do selo não se fica pelo papel. «Apesar de no início ter surgido como pagamento de um serviço aos correios, o selo foi assumindo um valor cultural, político e até propagandístico», disse o responsável.
«Em Torno do Selo Portal Português» vai abrir ao público no próximo dia 10 de Julho e fica na Biblioteca Nacional até 11 de Outubro deste ano. A entrada é livre.