O bloco de partos do hospital de S. Gonçalo, em Amarante, encerra à meia-noite de segunda-feira. As parturientes vão passar a ser assistidas no hospital Padre Américo-Vale do Sousa.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) adianta que esta decisão concretiza o despacho de Março passado do ministro da Saúde, António Correia de Campos, que definia «a rentabilização e reorganização dos recursos humanos e materiais existentes» nas duas unidades hospitalares.
A decisão foi precedida de reuniões entre os conselhos de administração dos dois hospitais e das direcções dos vários centros de saúde abrangidos, tendo também tido a participação do INEM e da Comissão Regional de Saúde da Mulher.
A ARSN garante «que ficou salvaguardado que o acompanhamento de grávidas continuará a ser efectuado quer pelos próprios médicos de família, quer pelos médicos obstetras do Hospital de S. Gonçalo, EPE nos mesmos moldes e à semelhança da prática que vinha sendo desenvolvida».
A ARSN informou também a Câmara Municipal de Amarante do encerramento, tendo convidado os autarcas para uma visita ao Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Padre Américo-Vale do Sousa no dia 06 de Dezembro.