O Boavista venceu em casa, esta sexta-feira, a Académica de Coimbra por uma bola a zero. Um golo isolado, marcado já em tempo de descontos que dá, temporariamente, a liderança da Superliga ao Boavista.
Corpo do artigo
Um golo isolado do boavisteiro Éder, ao 94º e último minuto de jogo valeu ao Boavista a vitória do jogo de abertura da 14 ª jornada contra a Académica.
O encontro ficou marcado por poucas ocasiões de golo e um equilíbrio entre as duas equipas.
O defesa central brasileiro colocou os "axadrezados" sozinhos no topo da classificação ao antecipar-se de cabeça ao guarda-redes Pedro Roma, que calculou mal a saída a um cruzamento da direita.
Com esta vitória, o Boavista tem agora 27 pontos, mais dois que o FC Porto e o Benfica, mas os campeões nacionais só visitam o Marítimo em 22 de Dezembro, por estarem no Japão para disputar domingo a Taça Intercontinental, enquanto o Benfica tem domingo uma difícil deslocação ao estádio do Belenenses.
O Sporting, actualmente no terceiro lugar depois de um início de época atribulado, pode juntar-se sábado ao Boavista no comando, caso vença em casa o Sporting de Braga, que ocupa a sexta posição com 22 pontos, a dois dos "leões" e três de portistas e benfiquistas.
Com a derrota desta sexta-feira, a Académica manteve-se no 17º lugar, com 11 pontos, mas poderá passar a ser a "lanterna vermelha" da classificação, caso o Moreirense, que tem nove pontos, ganhe ao Beira-Mar na visita ao Estádio Municipal de Aveiro.
A 14ª jornada continua este sábado, com o Sporting-Sporting de Braga (21:15, Estádio José Alvalade, em Lisboa) e com o Rio Ave-Vitória de Setúbal (18:45, Estádio dos Arcos, Vila do Conde).
Sob a arbitragem de Pedro Henriques (Lisboa) (Espanha), no Estádio do Bessa, no Porto, com cerca de 3 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Ao intervalo: 0-0
Marcador:
1-0, Éder, 94 minutos
Boavista
Boavista: Carlos, Frechaut (Nélson, 56), Cadú, Éder, Carlos Fernandes, Tiago, Toñito, Lucas, Zé Manuel, Diogo Valente (Flores, 82) e Cafú.
Suplentes: William, Nélson, Rui Gomes, André Barrto, Milhazes, Flores e João Pedro
Académica
Académica: Pedro Roma, Nuno Luís, José António, Danilo, Fredy, Tixier, Paulo Adriano (Joenano, 67), Nuno Piloto, Ricardo Fernandes, Dário (Rafael Gaúcho, 69) e Luciano (Kenny Cooper, 84).
Suplentes: Pedro Gomes, Bruno Leite, Rafael Gaúcho, Zé Castro, Joenano, Sarmento e Kenny Cooper).
Acção disciplinar
Acção disciplinar : cartão amarelo para Lucas (73), Danilo (76), Tixer (90) e Éder (94).