O Boavista registou este domingo a primeira vitória na Liga 2005/06 de futebol frente ao Paços de Ferreira (4-1), enquanto o Nacional subiu ao quarto posto, com sete pontos, ao vencer no terreno do Gil Vicente (1-0).
Corpo do artigo
A grande figura do Boavista foi o avançado Fary. Um golo bem conseguido e uma assistência para Zé Manel, que conseguiu acertar na baliza adversária, marcaram da melhor forma o regresso do senegalês à titularidade.
Dois anos depois de ter sofrido uma grave lesão - fractura da tíbia e do perónio da perna esquerda- Fary quebrou um jejum de mais de um ano sem marcar golos.
Logo no minuto inicial o árbitro Hélio Santos deveria ter assinalado um golo a favor dos pacenses.
O cabeceamento do central Geraldo só foi travado pelo guarda- redes William já dentro da baliza, depois de a bola ter passado completamente a linha de golo.
Seria o recém-entrado Rui Dolores (73) a fazer uma boa recepção ao passe longo do lateral-direito Primo e deixar William a olhar para o fundo da baliza.
A resposta da formação do Bessa não se fez esperar e Diogo Valente aproveitou a fífia defesa de Peçanha após o cruzamento de Rui Duarte para fazer o 3-2.
Já em período de descontos Cafú fez o 4-1 e selou o triunfo.
Campeonato liderado por Fc Porto, Sporting e Braga
Numa altura em que falta jogar o Penafiel-Belenenses para ficar fechada a terceira jornada, o campeonato é liderado pelo "trio" FC Porto, Sporting e Braga, todos com oito pontos de vantagem sobre o campeão em título Benfica.
As "águias" estão a registar o pior arranque de campeonato da sua história, tendo sábado somada a segunda derrota consecutiva em casa do Sporting (2-1), enquanto o FC Porto venceu o Rio Ave no Dragão (3-0), num jogo em que os golos só surgiram nos últimos minutos.
O Sporting de Braga deu o pontapé-de-saída na jornada número três com uma concludente vitória no Estádio Afonso Henriques de Guimarães, por 2-0.
Nacional confirma bom início de campeonato
O Nacional confirmou hoje o bom início de campeonato - sete pontos em três encontros - ao vencer na deslocação ao terreno do quinto classificado, o Gil Vicente, por 1-0, com um golo solitário de Alonso, marcado aos 61 minutos.
No Estádio do Bessa, os campeões de 2001 somaram três pontos e subiram ao sétimo posto, ao derrotarem o Paços de Ferreira, por 4-1, um resultado que não espelha as dificuldades sentidas pela equipa de Carlos Brito.
Fary abriu a contagem, aos 26 minutos, e Zé Manel elevou, aos 57, para Rui Dolores reduzir, aos 73 minutos, fazendo pairar o "fantasma" de uma reviravolta no marcador.
Diogo Valente acabaria por desferir o golpe de misericórdia no Paços de Ferreira com um golo pleno de raiva e oportunidade, volvidos apenas três minutos, para Cafú fixar o resultado, quando estavam jogados seis minutos de compensação.
Na Amadora, o Estrela também registou a primeira vitória na presente edição da Liga, frente à Naval 1º de Maio, com Manú (05) e Paulo Machado a marcarem, para os da casa, e Leo Guerra (83) a fazer o tento de honra dos forasteiros.
O Setúbal foi a outra equipa que se estreou nas vitórias, marcando três preciosos pontos no difícil reduto da Académica de Coimbra, com Fábio a marcar o único golo do encontro, quando estavam jogados 56 minutos.
No outro encontro da ronda, União de Leiria e Marítimo empataram sem golos, um resultado que fez as duas equipas marcarem os respectivos primeiros pontos no campeonato.