Todas as bolsas asiáticas registaram ganhos na sessão desta quarta-feira, depois de uma forte queda na terça-feira. O anúncio da redução da taxa directotra da Reserva Federal dos EUA esteve na base destes ganhos liderados pela Bolsa de Hong Kong, que subiu mais de dez por cento.
Corpo do artigo
Todas a bolsas asiáticas registaram ganhos na sessão desta quarta-feira, isto depois da forte queda registada na terça-feira e da baixa acentuada da taxa directora da Reserva Federal norte-americana.
A Bolsa de Hong Kong, que na terça-feira tinha sido o mercado financeiro asiático a liderar as perdas, foi a bolsa que mais ganhos teve esta quarta-feira, ao registar uma subida de 10,72 por cento, o que colocou o índice Hang Seng acima dos 24 mil pontos.
O mercado financeiro desta antiga colónia britânica tinha aberto a sua sessão desta quarta-feira já com uma alta de 7,4 por cento, conseguindo o principal índice desta bolsa com este ganho ultrapassar logo os 23 mil pontos.
Em Xangai, a subida foi bem mais modesta, sendo apenas de 3,14 por cento, valor que mesmo assim deu para compensar algumas das perdas registadas no dia anterior, num dia em que este mercado caiu mais de sete por cento.
Na Bolsa de Tóquio, a segunda maior do mundo, a subida foi ainda mais baixa, com o índice Nikkei a registar ganhos de apenas 2,04 por cento, depois de perdas de nove por cento nos dois dias anteriores.
O ministro japonês das Finanças congratulou-se pela decisão tomada pela Reserva Federal dos EUA considerando que esta decisão contribuirá para a «estabilização da economia norte-americana e mundial».
«Espero também que esta medida tenha também efeitos positivos no mercado japonês», afirmou Fukushiro Nukaga, citado pela agência japonesa Jiji Press.
A tendência verificada nas principais bolsas asiáticas foi também seguida na Europa, onde os principais índices abriram em alta esta quarta-feira, liderados pela CAC-40, da bolsa parisiense, com um ganho de 2,19 por cento.
Por seu lado, o Footsie, da Bolsa de Londres, recuperava 0,99 por cento no início da sessão desta quarta-feira, e o DAX, da Bolsa de Frankfurt, ganhava 0,63 por cento a abrir.