As bolsas europeias estão a corrigir as perdas de ontem. Os mercados asiáticos fecharam em alta, as bolsas europeias também estão a negociar em terreno positivo, assim como a bolsa de Nova Iorque que também abriu em alta.
Corpo do artigo
A bolsa de Nova Iorque estava, ao início da tarde desta terça-feira, a negociar em forte alta. O Dow Jones valorizava 1,7 por cento e o Nasdaq ganhava dois por cento.
Os resultados trimestrais de dois bancos de investimento norte-americanos acabaram por impulsionar os mercados: os lucros da Lehman Brothers e da Goldman Sachs caíram menos do que o esperado pelos analistas.
A maior empresa de investimento do mundo registou uma quebra de 53 por cento no resultado trimestral, reflectindo as perdas relacionadas com a crise de hipotecas de alto risco.
Quanto à Lehman Brothers, apresentou o resultado líquido mais baixo desde 2003, com os lucros a descerem 59 por cento.
A animar as praças está também a perspectiva de mais um corte da taxa de juro pela Reserva Federal norte-americana.
Na Europa, as bolsas continuam a acumular ganhos desde o início do dia: Frankfurt ganha 2,75 por cento, Londres, sobe 2,63, Paris avança 2,58 por cento e Madrid valoriza 2,26 por cento.
Quanto a Lisboa, o PSI 20 já está a negociar acima dos 2 por cento, com a Portugal Telecom a entrar em terreno positivo. Nesta altura, a PT valoriza mais de um por cento. Destaque ainda para a Galp Energia que sobe mais de 5 por cento.