Bono, o cantor irlandês e vocalista do grupo de rock U2, vai ser distinguido pela rainha Isabel II de Inglaterra pela sua obra musical e humanitária. A cerimónia de entrega do prémio deverá acontecer em Janeiro de 2007.
Corpo do artigo
Bono, de 46 anos, vai receber a medalha de Grande Cavaleiro da Ordem doImpério Britânico «em reconhecimento pelos seus serviços na indústria musical e pelo seu trabalho humanitário», indicou em comunicado a embaixada da grã-Bretanha em Dublin.
O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, elogiou o acontecimento - a distinção é atribuída pela rainha após recomendação do governo -, afirmando que Bono merece este título pelo «notável» trabalho humanitário que tem efectuado ao longo dos anos.
Blair elogiou igualmente o «papel inestimável» que o cantor desempenhou na organização do "Live 8", o mega-concerto organizado, em Londres e em muitas outras capitais, a favor da luta contra a pobreza.
Este concerto foi organizado por ocasião da cimeira do G8 de Gleneagles, na Escócia, em Julho de 2005.
«Sem a vossa contribuição pessoal, não poderíamos ter obtido os resultados que obtivemos», assegurou Blair em comunicado.
Segundo um comunicado dos U2, o cantor irlandês, que luta para que os países ricos façam mais pela luta contra a Sida e contra a pobreza, demonstrou-se «muito honrado, particularmente se esta distinção abrir portas à sua longa campanha de trabalho contra a pobreza em África».
A cerimónia de entrega do prémio deverá decorrer em Dublin, em Janeiro de 2007.