Bono Vox vai interpretar uma canção com o número de Nelson Mandela enquanto prisioneiro do regime do «apartheid». A canção vai ser apresentada na prisão onde o ex-presidente sul-africano esteve preso durante mais de 25 anos.
Corpo do artigo
O número atribuído a Nelson Mandela, enquanto prisioneiro do regime do «apartheid» na África do Sul, «48864», transformou-se em nome de uma canção criada por Bono Vox.
A canção vai ser apresentada oficialmente no próximo dia 2 de Fevereiro num grande concerto a realizar na prisão de Robben Island, Cidade do Cabo, hoje desactivada, onde Nelson Mandela esteve detido durante mais de 25 anos.
O concerto é promovido por Nelson Mandela e tem como objectivo arrecadar fundos para o combate à SIDA na África do Sul.
A canção tem a assinatura de Bono Vox dos U-2, Joe Strummer dos Clash e Dave Stewart dos Eurythmics, este último também responsável pela parte musical do concerto.
«Mandela SOS» vai reunir cerca de três mil convidados, grande parte deles portadores de SIDA e será transmitido, via televisão, para todo o mundo.
Os organizadores também estão a debater com várias empresas telefónicas e de telemóveis de vários países para que o número «48864» seja utilizado no dia 2 de Fevereiro de 2003 como um número onde as pessoas possam fazer suas doações.
Já confirmaram suas presenças no concerto "Mandela SOS", nomes como o de Cat Stevens (hoje Yussuf Islam), do grupo Queen (o cantor Freddie Mercury faleceu vítima de Sida), da luso-descendente Nelly Furtado, Jimmy Cliff, Macy Gray, Bob Dylan, Elton John, Bruce Springsteen, Sting, Coldplay.