O Festival Internacional de Danças Populares de São Pedro do Sul vai ser a próxima paragem para os cerca de 1600 «bookcrossers» portugueses. O festival «Andanças» vai assim reservar um local para as trocas entre bibliófilos nacionais.
Corpo do artigo
O movimento de «bookcrossing» associa o livro a movimento e é uma comunidade mundial que visa promover a leitura e entende que «os livros querem ser livres» e devem ser passados de pessoa em pessoa. A associação foi criada em Abril de 2001 e tem um «site» em www.bookcrossing.com.
Mariana Avelãs, responsável pela comunidade de bibliófilos, adiantou à Lusa que «Portugal é um dos países mais activos, uma vez que se trocam muitos livros, e há muitos libertados diariamente».
Actualmente há dezenas de obras em circulação, a nível nacional. O primeiro encontro português decorreu a 20 de Novembro de 2002, em Lisboa, e já decorreram outras acções no Porto, Almada, Coimbra, Sintra e Braga. Há ainda locais habituais de «bookcrossing», como o bar/restaurante «Agito», no Bairro Alto, em Lisboa.
«Crossingzone» no «Andanças»
O festival «Andanças» vai assim reservar uma «crossingzone» para libertar e recolher livros. Segundo Mariana Avelãs, «em Setembro a escola Marquesa de Alorna, em Lisboa, vai funcionar como experiência-piloto, através da promoção de contactos com escolas de outros países e de vários encontros explicativos» do movimento de «bookcrossing», cuja secção portuguesa está já a traduzir um manual com respostas às perguntas mais frequentes.
As obras que circulam em Portugal são, na sua maioria, em português e inglês, e há algumas que chegam a viajar para destinos como Espanha, Alemanha, Estados Unidos e Brasil. Os títulos mais em voga são, por exemplo, «Cão como Nós», de Manuel Alegre e «O Caderno vermelho», de Paul Auster. Os leitores podem mesmo comentar e partilhar as suas opiniões capítulo a capítulo em www.leiturapartilhada.blogspot.com.
O movimento de «Bookcrossing»já conta com 137.692 membros registados em todo o mundo e 461.721 livros em movimento. Em Portugal o primeiro membro registou-se a 1 de Julho de 2002.