Foi hoje apresentado em Lisboa um computador para cegos que funciona com o sistema Windows e que permite aceder ao correio eletrónico, além de outros equipamentos que facilitam a sua utilização por deficientes visuais.
Corpo do artigo
O sistema hoje apresentado em Lisboa chama-se BrailleNote 32, e a grande novidade deste sistema é a possibilidade de utilizar e-mail e trabalhar como sistema operativo Windows CE.
Carlos Ferreira, director executivo da Unidade de Equipamentos Tiflotécnicos (UET), explica a novidade do BrailleNote 32, afirmando que esta tecnologia não está incorporada em sistemas anteriores do mesmo tipo, como o Braillelight, que «utiliza um sistema operativo próprio».
A UET é a empresa distribuidora de materiais para deficientes visuais da Associação para os Cegos e Amblíopes de Portugal.
O BrailleNote está há seis meses no mercado europeu, e é resultado de uma colaboração entre a empresa neozelandesa Pulse Data e a Microsoft.
O dispositivo terá um preço compreendido entre os 800 e os mil contos
Apesar dos avanços tecnológicos revelados por este sistema, o acesso à rede é quase impossível, devido ao excessivo grafismo da internet.
O BrailleNote 32 tem uma linha de braille, sintetizador de voz, modem integrado para aceder a correio eletrónico, calculadora, agenda, e uma grande capacidade de armazenamento de dados (o que lhe permite uma grande autonomia).
Outra das capacidades do BrailleNote 32 é o «book reader», que permite aceder aum livro eletrónico pela internet, transferi-lo para o computador pessoal e lê-lo através da máquina.