Pelo menos 169 pessoas morreram em acidentes de trânsito ocorridos durante as Festas do Natal nas estradas do Brasil, Espanha e Paraguai. Também no Vietname os acidentes de viação provocaram, só este ano, 7.500 mortos.
Corpo do artigo
Pelo menos 169 pessoas morreram em acidentes de trânsito ocorridos durante as Festas do Natal nas estradas do Brasil, Espanha e Paraguai, segundo números divulgados pelas polícias desses três países.
No Brasil, a polícia informou que pelo menos 104 pessoas perderam a vida nos 1.174 acidentes de trânsito dos últimos três dias, situação que considerou «preocupante».
Os acidentes foram atribuídos, na sua maioria, à imprudência, condução sob o efeito do álcool e intensidade do tráfego.
Em Espanha, 57 pessoas morreram e 35 ficaram feridas nos acidentes ocorridos entre as 19:00 (hora de Lisboa) de sexta-feira e a mesma hora de segunda-feira.
A neve, chuva e o vento que se fizeram sentir nestes três dias obrigaram a manter encerradas várias estradas e a uma maior atenção dos automobilistas.
No Paraguai, pelo menos oito pessoas perderam a vida e mais de 100 ficaram feridas nos acidentes ocorridos durante o mesmo período.
O acidente mais grave ocorreu no departamento de Caaguazú, leste de Assunção, quando um autocarro chocou com um veículo ligeiro e provocou a morte imediata aos seus ocupantes.
Também no Vietname os acidentes de viação provocaram, só este ano, 7.500 mortos, um acréscimo de 12,4 por cento em relação ao ano passado, segundo um relatório da polícia divulgado hoje.
As autoridades registaram cerca de 22.500 acidentes de viação nos últimos 12 meses, a maioria provocados por veículos de duas rodas - motos ou bicicletas.
A maioria dos acidentes registou-se nas principais cidades, Hanoi e Ho Chi Minh.
A melhoria das estradas e da situação económica levou a uma maior importação de veículos. Só este ano foram importadas 1,6 milhões de bicicletas e 26 mil automóveis.