A Comissão Europeia reviu em baixa de 0,4 pontos percentuais o crescimento económico europeu para 2008, em relação às estimativas de Novembro. O PIB na Zona Euro deverá crescer agora 1,8 por cento e na União Europeia dois por cento. Já a inflação foi revista em alta.
Corpo do artigo
A Comissão Europeia reviu, esta quinta-feira, em baixa as perspectivas de crescimento económico para este ano, tanto na Zona Euro como na União Europeia.
Nas previsões de Outono, publicadas em Novembro, a CE estimava um crescimento do PIB de 2,2 por cento na Zona Euro, contra os actuais 1,8 por cento.
Em relação à UE, Bruxelas espera um crescimento de dois por cento em 2008, quando, em Novembro passado, apontava para 2,4 por cento.
Por detrás desta revisão em baixa, de acordo com o executivo comunitário, estão as perturbações nos mercados financeiros, o abrandamento significativo da economia nos EUA e os preços elevados das mercadorias.
Para além da descida das estimativas do PIB, Bruxelas subiu a previsão da inflação em 0,5 pontos percentuais, para 2,9 por cento na União Europeia e 2,6 por cento na Zona Euro.
Ainda assim, a CE diz esperar que a inflação «regresse a níveis mais normais no último trimestre de 2008».
Entretanto, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, já disse que Portugal não vai rever as extimativas de crescimento em baixa, apesar do cenário de Bruxelas.