O presidente norte-americano, George W. Bush, apelou este domingo às populações ameaçadas pelo furacão Katrina para que sigam as recomendações dos serviços de protecção civil e prometeu ajudar os sinistrados.
Corpo do artigo
«Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar as pessoas das comunidades afectadas por este furacão», disse, numa mensagem transmitida pela rádio a partir do seu rancho de Crawford, Texas.
«Peço às pessoas que privilegiem a sua segurança e a das suas famílias e se dirijam para lugares seguros. Por favor sigam as instruções dadas pelas autoridades estatais e federais», salientou.
O Katrina atingiu hoje a sua potência máxima e ameaça alcançar terra em Nova Orleães (Louisianna, sul). O presidente de câmara local já ordenou a evacuação da cidade.
Na previsão dos meteorologistas, o Katrina, de categoria 5 (o mais alto nível na escala Saffir-Simpson), poderá causar danos catastróficos.
No sábado, Bush declarou o estado de emergência em Louisianna, o que abre caminho à concessão de ajudas federais às vítimas do furacão. Hoje, fez idêntica declaração para o Mississipi.
O furacão deverá atingir uma parte da costa da Louisianna, as costas do Mississipi e do Alabama, até à fronteira com a Florida.