A concessão da gestão do Teatro Rivoli foi entregue ao produtor e encenador Filipe La Féria. O anúncio foi feito em comunicado pela Câmara Municipal do Porto que adiantou a data de 1 de Maio de 2007 para o início da concessão. Até lá, o Rivoli será gerido por uma comissão de gestão.
Corpo do artigo
A Câmara do Porto anunciou este sábado, em comunicado, a concessão da gestão do Teatro Rivoli por quatro anos, a partir de 1 de Maio de 2007, ao produtor e encenador Filipe La Féria.
No comunicado, a Câmara explica que a proposta prevê ainda a nomeação de uma comissão de gestão municipal que, a partir de Janeiro de 2007 e até 30 de Abril, ficará encarregue de gerir o teatro e assegurar o seu normal funcionamento.
A autarquia explica que a escolha de La Féria obedeceu a um processo de selecção entre as cinco candidaturas que responderam à consulta promovida pela Câmara Municipal em Setembro e Outubro passados. Neste grupo estavam o Inatel, Miltemas/Almedina, Plateia/Artes Cénicas e Portoeventos, para além da Bastidores/Produções La Féria.
O documento adianta que a análise das candidaturas ficou a cargo de uma comissão de acompanhamento nomeada para o efeito.
Depois desta análise, o presidente da Câmara Rui Rio decidiu propor ao executivo camarário a celebração de um protocolo de gestão ao produtor Filipe La Féria, por ser a proposta que «melhores condições oferece para assegurar a gestão daquele equipamento municipal, garantindo uma programação apelativa de elevada qualidade, e mobilizadora de grandes públicos para a Baixa do Porto».
«Filipe La Féria propõe-se apostar nas grandes produções para o auditório principal do Rivoli, e dedicar o pequeno auditório, predominantemente, a acções educativas e produções infanto-juvenis, nomeadamente levando à cena obras de leitura obrigatória dos programas oficiais dos ensinos Básico e Secundário», acrescenta a câmara.
Relativamente à sustentabilidade económica, o projecto de La Féria baseia-se nas receitas de bilheteiras, angariações de patrocínios de empresas do norte e dispõem-se a utilizar no Rivoli os recurso da região, nomeadamente, técnicos e artistas que já conheçam a realidade cultural do norte.
O primeiro espectáculo a apresentar por La Féria no Rivoli, no final do primeiro semestre de 2007, será, segundo a autarquia, a «estreia nacional de uma nova mega-produção dedicada à vida e obra de Cármen Miranda, a estrela portuguesa de Marco de Canaveses que chegou à glória de Hollywood».
Antes disso, o Rivoli apresenta, a partir de 10 de Janeiro e até Fevereiro, o espectáculo "Miss Daisy", de Alfred Uhry, interpretado por Eunice Muñoz.
Depois do festival de cinema Fantasporto, entre o final de Fevereiro e o início de Março, o Rivoli vai acolher até ao fim de Abril «obras teatrais de carácter infanto-juvenil e de comédia».