Uma sociedade britânica de farmacêutica, GW Pharmaceuticals, que foi autorizada a experimentar os efeitos terapêuticos do cannabis, indicou terça-feira que irá começar os ensaios clínicos no Canadá.
Corpo do artigo
As experiências clínicas apresentados por esta empresa são as primeiras do género a serem realizadas por uma empresa na América do Norte.
As autoridades sanitárias canadianas acordaram o procedimento, dando autorização à empresa GW para realizar os ensaios com medicamentos que têm como objectivo aliviar a dor, precisou a sociedade num comunicado.
O cannabis será administrado através de vaporização sobre a língua aos pacientes que sofrem especialmente de esclerose ou de lesões na coluna vertebral no hospital de Otava.
O Canadá autoriza as pessoas que sofrem de dores graves crónicas a plantar e possuir cannabis para fins medicinais, indicou a GW Pharmaceuticals.
Mas, para afastar dúvidas, a associação canadiana de medicina avisa que os cigarros de cannabis «não correspondem às normas de práticas terapêuticas».
O programa do grupo britânico pretende criar um medicamento que canalize os benefícios terapêuticos do cannabis e que seja «de qualidade, seguro, eficaz e possa ser adquirido por receita médica», explica a GW Pharmaceuticals.
Os primeiros testes efectuados pela empresa em pacientes na Grã-Bretanha tiveram resultados positivos.