Apesar das candidaturas ainda não estarem confirmadas pelo Tribunal Constitucional, alguns candidatos apressaram-se a abrir páginas na internet, num claro piscar de olhos aos cibernautas portugueses.
Corpo do artigo
O Tribunal Constitucional ainda não confirmou as candidaturas à Presidência da República, mas os candidatos já têm páginas na internet. Apesar de algumas terem pouco mais de umas fotos e pouco texto, o apelo aos «navegadores» portugueses é claro.
As duas páginas mais completas têm registos bem diferentes, já que de um lado está Manuel João Vieira e do outro o actual Presidente português, mas ambos apostam forte na «Net» para a propaganda eleitoral.
O vocalista dos «Ena Pá 200» abre o seu «site» com várias provocações e promete só desistir se for eleito, enquanto que Jorge Sampaio não poupa esforços para captar os cibernautas, já que para além de vídeos, postais e «screensavers», tem uma rádio on-line com músicas e depoimentos de apoio ao candidato.
No entanto todas elas têm coisas em comum, como as notas biográficas, as ideias fortes de cada candidato e as agendas de campanha, mas a página de Ferreira do Amaral tem uma secção interactiva, com inquéritos on-line, com resultados animadores para o candidato, por exemplo, esta tarde a diferença entre Amaral e Sampaio era de cerca de 30 por cento.
Em jeito de resposta, Sampaio tem a secção «Preto e Branco», com citações desfavoráveis a Ferreira do Amaral e abonatórias a favor de Sampaio.
Fernando Rosas promete no seu «site» um «Bloco» de notas, mas para já com apenas uma nota. Garcia Pereira ainda recolhe assinaturas on-line e António Abreu tem um Link directo para a página oficial do PCP.
Os mais cépticos dizem que os candidatos estão a dar música aos eleitores, mas o candidato Vieira fá-lo sem problemas.