Um conselheiro do ministro iraquiano da Energia disse este domingo que a captura de Saddam Hussein permitirá uma recuperação mais rápida do sector petrolífero no Iraque.
Corpo do artigo
Abdel Saheb Qotbi afirmou que «a captura de Saddam Hussein vai permitir o aumento da produção de petróleo porque vai conduzir a uma redução dos actos de sabotagem contra os oleodutos e as infra-estruturas petrolíferas».
As estatísticas do ministério do Petróleo indicam que os oleodutos e gasodutos, em particular os do Norte do Iraque, foram sabotados mais de 80 vezes desde a queda do regime de Saddam Hussein, em Abril.
Estas acções de sabotagem impediram a entrada em funcionamento do oleoduto de exportação de Kirkuk para o terminal marítimo turno de Ceyhan.
O conselheiro do ministro do Petróleo, Ibrahim Bahr al-Ouloum, sublinhou que a actual produção de petróleo é de 2,5 milhões de barris por dia, nível que o ministério pretende elevar «rapidamente» para 3 milhões - o que supera os 2,8 milhões produzidos antes da queda do regime iraquiano.
O assessor governamental fez estas declarações no aeroporto do Cairo, antes de abandonar a capital egípcia onde representou o Iraque na reunião da Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo.