A cadeia de supermercados israelita«Co-op» desenvolveu um carro de compras «inteligente» para ajudar a minoria cristã a fazer a sua despesa de Natal. Não são apenas os cristãos os beneficiários: as festas religiosas do Id-al-Fitr (islâmica) e do Hanucah (judia) também coincidem com esta época.
Corpo do artigo
Uma das maiores cadeias de supermercados de Israel, a «Co-op», está a utilizar um carro de compras «inteligente» para esta época do ano, em que convergem várias festas religiosas, de cristãos, muçulmanos e judeus.
Quem desenvolveu este carro de compras foi Ruth Ganz, da firma «By Pass». A ideia é simples: um carro de compras que é apenas um pouco maior do que os que costumamos utilizar, mas que tem uma caixa no seu interior, onde se encontra um leitor de códigos de barras e um leitor de cartões magnéticos.
O potencial cliente só tem de passar o seu cartão de crédito antes de começar as compras e, enquanto vai metendo as compras no carro, passa os produtos pelo leitor de códigos de barras. Há um botão para apagar, caso o cliente se arrependa de alguma aquisição.
No fim, basta carregar em outro botão, onde vê o valor total das compras, e só tem de passar o cartão de crédito, não sendo preciso assinatura.
À saída o carro passa por uma passadeira, onde um novo leitor vai «inspeccionar» todo o seu conteúdo. Se for encontrado algum produto que não passou pelo leitor de barras do carro, soa um apito. Se nada estiver errado, as compras acabaram, sem filas, nem esperas.