O álbum «Namoros, Casamentos e Outros Desencontros», do cartoonista português José Bandeira, foi distinguido com o Prémio de Melhor Álbum de Tiras Humorísticas 2003 do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.
Corpo do artigo
De acordo com uma fonte da editora de José Bandeira, a Gradiva, o autor vai receber o Troféu Zé Pacóvio e Grilinho, que lhe será atribuído durante uma cerimónia a realizar, sábado, no Auditório dos Recreios da Amadora no âmbito da 14ª edição do certame.
O álbum «Namoros, Casamentos e Outros Desencontros», de 99 páginas, retrata com muito humor os namoros, separações, casamentos e divórcios, encontros e desencontros que marcam os relacionamentos entre casais.
A obra foi lançada no mercado nacional em Dezembro de 2002, tendo a Gradiva reeditado a obra em Fevereiro deste ano.
José Bandeira nasceu em 1962, em Lisboa, onde frequentou o Colégio Militar e tirou o curso superior de Antropologia, mas devido à sua paixão pelo desenho acabou por seguir esta arte.
Iniciou a sua carreira de cartoonista em 1983 no «Diário de Notícias» - onde ainda hoje publica a série «Cravo e Ferradura» - tendo trabalhado desde então em vários jornais e revistas, nomeadamente na «Focus» e no «Jornal de Notícias».
Foi galardoado por diversas vezes no Salão Nacional de Caricatura e em 2001 recebeu o Prémio Humor de Imprensa.
Está representado no Sammlung Karikaturen & Cartoon Basel, na Suíça, e na antologia «Os Melhores Cartoons Políticos da Actualidade» (volume 1992).