A Casa Branca conseguiu, na quinta-feira passada, escapar a um vírus que tinha por objectivo atingir a sua página na Internet. O vírus, conhecido como «Código Vermelho» atacava através da sua introdução noutros computadores, com a mensagem «Hacked By Chinese».
Corpo do artigo
A página na Internet da Casa Branca conseguiu escapar ao ataque de um vírus, o «Código Vermelho», na quinta-feira passada, através de técnicas de distracção, segundo informaram os especialistas.
O vírus infectou mais de 225 mil sistemas de computadores em todo o Mundo, destruindo muitas páginas na Internet através da mensagem «Hacked By Chinese», como indicam os especialistas. Apesar da mensagem, a origem do vírus é ainda desconhecida.
O objectivo deste vírus, também conhecido como «verme», é ganhar força através do ataque de vários computadores, ordenando-lhes depois que enviem grandes quantidades de informação para uma morada numérica na Internet, que neste caso é a página da Casa Branca. O ataque, que estava previsto para começar às 20:00 de quinta-feira passada.
Aparentemente, a Casa Branca reencaminhou a sua morada para uma morada numérica diferente de forma a evitar o ataque, disse Stephen Trilling, director de pesquisa da Symantec Corp. de Cupertino, na Califórnia, uma empresa de segurança informática.
O porta-voz da Casa Branca, Jeanie Mamo, disse apenas que a Casa Branca «tomou medidas preventivas de forma a minimizar os impactos do vírus de computador conhecido como 'Verme do Código Vermelho'».
O Centro Nacional de Protecção de Infra-estruturas do FBI lançou um aviso na passada quinta-feira, dizendo que o vírus é uma ameaça significativa que poderia «destruir serviços na Internet».
O centro governamental de emergência informática, o Centro de Coordenação CERT, na Universidade de Carnegie Mellon, disse que pelo menos 225 mil computadores foram infectados com o «Verme».
O «Verme» aproveitou-se de uma falha descoberta o mês passado no «software» Microsoft dos servidores de Internet. Mas apesar de já ter sido encontrada uma solução para essa falha, foram poucos os computadores que a utilizaram. Os computadores mais vulneráveis são aqueles que utilizam o sistema do Microsoft Windows NT 4.0 ou o Windows 2000. Apenas os computadores que estão programados para funcionarem com o inglês como língua base são aqueles que viram as suas páginas na Internet infectadas.
A falha, da qual vírus se aproveitou, foi descoberta por uma empresa de segurança de Internet, a «Eye Digital Security Inc.», sedeada em Aliso Viejo, na Califórnia.
Uma vez que o vírus ataca os servidores, a maioria utilizados por empresas, foram poucos os computadores pessoais que foram afectados. Desde então, as empresas estão a lançar avisos para aconselhar as pessoas da melhor forma de lidar com este problema.