A derrota do FC Porto na recepção de sábado ao Boavista (0-1), na 11ª jornada da Superliga de futebol, vai custar aos «dragões» 3.685 euros, por indisciplina e incumprimentos regulamentares.
Corpo do artigo
Após decisão da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciada esta sexta-feira, o avançado sul-africano Benni McCarthy, além da suspensão por dois jogos, vai ter que pagar uma multa de 1.000 euros, em virtude da agressão sobre o boavisteiro Milhazes, acto pelo qual o árbitro setubalense Lucílio Batista expulsou o «ponta-de-lança», aos 36 minutos de jogo.
O companheiro de ataque de McCarthy, o brasileiro Derlei, também vai ficar de fora por um jogo, pois completou uma série de cinco admoestações com cartão amarelo. Já o «amarelo» exibido ao guarda-redes Vítor Baía, entretanto lesionado, só implicou uma multa de 75 euros, como está, de resto, previsto no regulamento.
A engrossar a lista de actos de indisciplina estão ainda o presidente dos «azuis-e-brancos», Pinto da Costa, e o treinador adjunto do espanhol Victor Fernandéz, o antigo futebolista André, ambos sob alçada disciplinar da LPFP.
Pinto da Costa vai desembolsar 500 euros, além de ser repreendido por escrito, enquanto André terá que pagar 260 euros, sendo apenas advertido.
Em causa estarão acções de protesto junto da equipa de arbitragem, já no túnel de acesso aos balneários do Estádio do Dragão, como a imprensa desportiva relatou no dia seguinte.
As sanções da CD da Liga de clubes ao campeão europeu e bicampeão português incluem ainda multas de 300 e 1.400 euros. A primeira por incumprimento de obrigações previstas no Regulamento de Competições e a segunda por comportamento incorrecto do público afecto ao actual líder da Superliga, algo em que os adeptos «azuis-e-brancos» são reincidentes.
O FC Porto, que segunda-feira visita o terceiro classificado do campeonato, o Vitória Setúbal, na 12ª ronda da Superliga, sem os castigados McCarthy e Derlei, tem ainda que se defender num inquérito instaurado pela CD da Liga, devido a um texto publicado no seu site na Internet.
A crónica referente ao recente «derby» e intitulada «Até quando, senhor Lucílio?», foi considerada passível de processo disciplinar pelo órgão da LPFP.
O segundo classificado, o Benfica, com os mesmos 20 pontos do FC Porto, visita domingo a União de Leiria (10ª), também na 12ª jornada, e não poderá contar com o defesa central brasileiro Luisão, que completou uma série de cinco cartões amarelos e está suspenso por um encontro. Nos leirienses, o mesmo acontece com o médio Alhandra.
Ainda hoje, a CD anunciou a sua decisão de sancionar o chefe do departamento médico do Sporting, Gomes Pereira, com uma multa de 500 euros, devido ao episódio que levou à suspensão preventiva do defesa internacional português Rui Jorge e que colocou em perigo a sua convocatória para o Euro2004 de futebol.
Rui Jorge acusou positivo pelo corticóide Budesonida num controlo antidoping (13 de Fevereiro de 2003), após o encontro Moreirense-Sporting (22ª ronda da Superliga 2003/2004), mas a responsabilidade foi assumida pelo médico dos «leões», que assumiu não ter comunicado atempadamente o tratamento do jogador com o «spray» nasal Pulmicort para debelar uma rinite alérgica.
Mapa de castigos:
- SUPERLIGA
2 jogos:
Benni McCarthy (FC Porto)
1 jogo:
Derlei (FC Porto)
Luisão (Benfica)
Alan (Marítimo)
Alhandra (União Leiria)
Cléber (Vitória Guimarães)
Bruno Tiago (Gil Vicente)
Braíma (Gil Vicente)
- LIGA DE HONRA
2 jogos:
Pinheiro (Paços Ferreira)
Toy (Olhanense)
1 jogo:
Nelson Afonseca (Olhanense)
Diogo (Alverca)
Pedro Neves (Alverca)
Tito (Varzim)
Duka (Portimonense)
Galhano (Feirense)
Carlos Viana (Desportivo Chaves)
Emiliano Tê (Felgueiras)