O caudal do rio Nabão, em Tomar, já está a baixar depois de ao início da tarde as águas terem invadido a rua principal, onde chegaram a ter um metro de altura. Por esta altura a chuva já desapareceu e a situação está mais calma.
Corpo do artigo
No centro histórico os trabalhos de limpeza dos bombeiros e dos funcionários da Câmara Municipal de Tomar prosseguem com gruas que retiram o lixo da cidade, por exemplo árvores e troncos que foram arrastados pelo rio.
O vereador responsável pela Protecção Civil, Carlos Carrão, explicou que apenas uma rua do centro histórico foi inundada, devido a problemas com os esgotos.
O comércio foi encerrado e as pessoas avisadas de que deveriam proteger os objectos para zonas mais altas, acrescentou.
O adjunto dos bombeiros de Tomar, José Jorge, contou à TSF que o Nabão tem uma corrente muito forte, por causa dos ribeiros a montante que desaguam no rio, mas o cadual está agora a descer.
O responsável adiantou ainda que todas as casas na baixa da cidade têm taipais e sacos de areia à porta para se protegerem das inundações, para as quais a população se preparou desde o início da tarde.
Por outro lado, o presidente da câmara de Tomar, António Paiva, garantiu à TSF que a autarquia vai proceder ao realojamento de 41 famílias que estavam em barracas junto às margens do rio Nabão, de onde foram desde logo retiradas.