O Presidente da República apelou ao diálogo entre o primeiro-ministro e o presidente do Governo Regional da Madeira ao reconhecer o trabalho feito neste sentido pelo Representante da República na região. As declarações de Cavaco Silva surgiram num jantar com Monteiro Diniz.
Corpo do artigo
O Presidente da República pretende que haja um entendimento entre o primeiro-ministro e o presidente do Governo Regional da Madeira, uma intenção que foi referida durante um jantar oferecido pelo Representante da República na região a Cavaco Silva.
Durante um jantar na quarta-feira com Monteiro Diniz, Cavaco Silva elogiou o papel do Represente da República na Madeira para o «fortalecimento do diálogo e da relações harmoniosas e cordiais entre o Governo da República e os órgãos de governo próprio, tendo em mente o benefício da população madeirense».
Antes, Monteiro Diniz já tinha expressado um desejo semelhante ao dizer que acreditava que Cavaco Silva poderia «contribuir para poder alcançar aquele desiderato, atenuando-se tensões, limitando-se excessos, cultivando-se a regra de ouro da moderação e da convivência político-social».
Para além do desejo de um maior diálogo entre José Sócrates e Alberto João Jardim, o Representante da República considerou ainda que o Ministro da Presidência Pedro Silva Pereira, que acompanha Cavaco Silva nesta visita, vai deixar saudades.