O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou-se satisfeito com o acordo assinado, esta quarta-feira, entre o Governo e o instituto norte-americano MIT por considerar que se trata de «uma aposta na excelência».
Corpo do artigo
Cavaco Silva mostrou-se hoje satisfeito com o acordo celebrado entre o Governo e o instituto norte-americano MIT.
«Não posso deixar de estar satisfeito quando se trata de uma aposta na excelência. Um dos problemas que temos hoje no ensino em Portugal é a qualidade na parte universitária e ensino superior», afirmou Cavaco Silva.
Para o Presidente da República, que hoje termina o Roteiro para a Inclusão em Lisboa, a «aposta de Portugal e de toda a Europa tem que ser na excelência».
«Tenho esperança de que este entendimento entre universidades e MIT possa subir mais um degrau no caminho da excelência», acrescentou.
Igualdade de oportunidades começa na escola
Antes destas declarações, o chefe de Estado fez uma visita a uma escola no Cacém, com alunos de 18 naconalidades, no qual defendeu que a instituição «desempenha um papel fundamental na inclusão», em especial na criação de igualdade de oprtunidades para a crescente comunidade imigrante em Portugal.
No entender de Cavaco Silva, «uma sociedade como a portuguesa, de tolerância e aberta ao mundo», deve assegurar uma igualdade de oprtunidades a todos aqueles que escolhem Portugal para viver.
Perante uma sala de aula repleta de professores e alunos de diversas nacionalidades, Cavaco Silva aludiu ao seu próprio exemplo para reforçar «como a escolaa é decisiva para a inclusão».