O Presidente da República revelou ter falado com Hugo Chavez sobre a comunidade portuguesa na Venezuela. Cavaco Silva adiantou que o presidente venezuelano lhe disse que podia estar descansado em relação à comunidade portuguesa.
Corpo do artigo
O Presidente da República revelou, este sábado, que o presidente venezuelano lhe comunicou que pode estar descansado que toca à comunidade portuguesa a viver na Venezuela.
«Tive ontem ao almoço oportunidade de trocar breves impressões com o presidente da Venezuela, chamei à atenção para o contributo da comunidade portuguesa deu para o desenvolvimento desse país», afirmou Cavaco Silva.
Questionado pelos jornalistas a propósito dos distúrbios que se têm verificado no país durante os últimos dias, o chefe de Estado português adiantou ainda que Hugo Chavez «manifestou grande apreço pela comunidade portuguesa».
Na conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro José Sócrates, Cavaco Silva confirmou ainda que os temas do conhecimento e da inovação vão ser os assuntos-chave da Cimeira Ibero-Americana que Portugal organizará em 2009.
«Espero que permita a todos os países olharem para os desafios do século XXI, um olhar para o futuro e menos para o passado», acrescentou o Presidente da República.
Cavaco Silva aproveitou ainda esta ocasião para destacar a criação de um programa de intercâmbio para estudantes de mestrado e doutoramento na comunidade ibero-americana, inspirado no programa Erasmus, e que se chamará Pablo Neruda.
Sobre o encontro que manteve com o presidente brasileiro Lula da Silva, em que esteve acompanhado por José Sócrates, Cavaco adiantou que se falou do «reforço da cooperação comercial entre os dois países».
«Quisemos transmitir a confiança reforçada dos empresários portugueses na economia brasileira», acrescentou Cavaco Silva, que considerou existir ainda um «campo ainda não explorado» nas relações entre os dois países.