Cavaco Silva vai realizar um Roteiro para a Inclusão para dar a conhecer casos de boas práticas de integração de deficientes. Durante dois dias, o presidente da República visita a Casa Pia, para além de algumas instituições em Alcobaça, Miranda do Corvo e Viseu.
Corpo do artigo
O presidente da República inicia, na segunda-feira, a quarta etapa do Roteiro para a Inclusão, dedicada às pessoas com deficiência. O objectivo é mostrar as boas práticas de integração de deficientes que acontecem em vários locais do país.
Cavaco Silva quer, com este roteiro, mostrar que mais do que o Estado, deve ser a própria sociedade a encontrar soluções para integrar os deficientes.
O roteiro começa com um jantar de Natal na Casa Pia, em que estará presente a provedora, Catalina Pestana. Na segunda-feira, Cavaco Silva destacará o Instituto de Jacob Rodrigues Pereira, um colégio da Casa Pia, que prepara jovens surdos para a vida activa.
A visita segue na terça-feira por Alcobaça e Miranda do Corvo, onde o presidente vai visitar empresas e instituições que são casos de sucesso na integração de pessoas com deficiência.
Cavaco Silva vai estar também em Viseu, para uma reunião de trabalho com o presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, o Provedor do Deficiente e sete instituições que trabalham com pessoas com deficiência no concelho.
Esta iniciativa de dois dias vai contar com a participação da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, sendo também esperada a presença do ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, no jantar de Natal da Casa Pia.
O tema deste roteiro já estava definido há vários meses. No entanto, o chefe de Estado reconhece que nos últimos tempos a questão ganhou uma nova relevância, nomeadamente depois da polémica em torno da tributação para a deficiência.